14 fevereiro 2017

A DISSOLUÇÃO DO EU



Quaisquer que sejam os meios no caminho do conhecimento ou Vendanta, o objetivo a ser alcançado é a destruição do senso de "Eu" e "meu", e como são interdependentes, a destruição de um deles provoca a destruição do outro; assim, tanto o caminho do conhecimento que afasta o senso do "Eu", quanto o caminho da devoção que remove o senso de "meu" serve ao propósito de alcançar aquele estado de silêncio que se encontra além do pensamento e da palavra.

A alma individual na forma do "Eu" é o ego. O Eu Superior que tem como natureza a inteligência não possui o sentido de "Eu". Tampouco o corpo inconsciente possui o senso de "Eu". No misterioso surgimento de um ego ilusório que se coloca entre o inteligente e o inconsciente encontra-se a origem de todos os problemas, e, com sua destruição, quaisquer que sejam os meios, o que realmente existe será visto como tal. A isso se chama Libertação.

Ramana Maharshi


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...