13 junho 2018

CITAÇÕES SRI PREM BABA



12/06/2018


Dia dos Namorados

"Para podermos ter relações saudáveis, nós, enquanto indivíduos e sociedade, precisamos passar por uma profunda cura. É preciso ter coragem de olhar para si mesmo, buscando encontrar as causas das nossas insatisfações. Essa busca é o início de um processo de cura que passa pelo descondicionamento de crenças limitantes, retirada de máscaras, até que possamos chegar ao núcleo, à origem da dor no nosso sistema, que é onde nasce a carência afetiva. A cura ocorre quando nos libertamos  dessa carência e da crença de que dependemos do outro para sermos felizes."



11/06/2018

"A chave para todas os problemas de relacionamento está no estudo da sexualidade. Apego, posse, ciúme, controle, tudo isso são sintomas ou produtos da repressão sexual. Para vivermos o amor real, que é o puro e desinteressado, livre da carência afetiva, precisamos resgatar a espontaneidade perdida. Quando isso ocorre, deixamos de exigir o amor do outro e passamos a dar sem querer receber."


10/06/2018

"A carência afetiva está na raiz de toda maldade e sofrimento humano. Ao percebermos que, sendo quem somos não agradamos os outros e por isso não recebemos o amor que desejamos, nos forçamos a ser algo diferente, ou seja, passamos a usar máscaras e fingir ser quem não somos. Isso ocorre logo cedo na infância, quando a criança não recebe o que deseja dos pais. Aos poucos ela vai se desconectando de si mesma e da sua espontaneidade. Isso vai gerando raiva e essa raiva gera culpa. Passamos a nos culpar por odiar a quem devemos amar. E assim também surge o auto-ódio."

09/06/2018

"Não pode haver amor sem liberdade e não pode haver liberdade sem amor. O amor é o que nos liberta do sofrimento, é o que viemos realizar neste plano. E ao realizar o amor, nos tornamos livres. E isso vale tanto para a esfera pessoal quanto para a esfera social: se pudéssemos ser verdadeiramente amorosos, não haveria tanta miséria e sofrimento nesse mundo."

08/06/2018

"A origem de todos os conflitos internos (e, por consequência, externos) está no núcleo da dor em cada um de nós. Esse núcleo é formado na infância quando, para agradar o mundo lá fora (para sermos amados), rompemos com a nossa própria essência. Nós deixamos de ser nós mesmos para ser o que os outros querem. Nesse momento, a corrente vital de energia, que se manifesta como espontaneidade pura, alegria, brincadeira e liberdade, tem seu fluxo natural bloqueado. A energia passa a fluir noutra direção que não é aquela que o coração ou a essência do ser determina. Essa é a fonte das incompreensíveis contradições internas que geram tanto sofrimento em nossas vidas."

07/06/2018

"A humanidade está viciada no sofrimento. Esse é o mais oculto e profundo vício do ser humano. Parece loucura porque o vício implica em prazer: viciamos em químicas que produzem sensação de prazer. Então como pode o sofrimento (que é uma expressão do desprazer) se tornar um vício? O que ocorre é que aprendemos a extrair prazer do sofrimento. A origem dessa profunda contradição encontra-se dentro de nós, no núcleo inconsciente de dor, onde o ego guarda suas mágoas e sentimentos negados. E a chave para a compreensão e para a cura dessa doença está no autoconhecimento."

06/06/2018


"O cenário miserável que vemos hoje na política e nas relações exteriores é somente um reflexo da miséria que carregamos dentro de nós mesmos. É o resultado da nossa inabilidade de criar união e de se relacionar de maneira saudável. Se olharmos com profundidade para essa questão, veremos que a negatividade que se manifesta nas guerras não é diferente da negatividade que existe em nossas relações íntimas. A estupidez com que tratamos o nosso próximo é a mesma estupidez que leva o criminoso a cometer um crime. O que varia não é a qualidade da emoção, mas o seu grau de intensidade. Nossa única saída é aprendermos a nos relacionarmos de maneira saudável."


Sri Prem Baba




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...