18 abril 2018

CITAÇÕES SRI PREM BABA ( DE 11 A 18/04/2018 )



11/04/2018

"Fortalecer o seu observador interno é fundamental para sustentar a presença e não se identificar com o sofrimento. Você simplesmente assiste os pensamentos que vem e vão, sem apegar ou dialogar com eles. Os pensamentos são compulsivos, pois os eus psicológicos pensam compulsivamente. Cada um deles conta uma história a seu respeito, e você tende a acreditar. E quando acredita, você se torna a história. Isso é o que chamo de identificação. Vem um eupsicológico e fala que você é uma vítima, então você acredita - você se identifica com a ideia de ser uma vítima. Isso ocorre quando o observador deixa de observar e se mistura com o que estava sendo observado. Quando ele se mistura e se identifica com os pensamentos, você pode ficar muito tempo encantado com a história."

12/04/2018

"À medida que o seu observador interno vai se fortalecendo através da prática, você se liberta cada vez mais rápido do encantamento que te leva a acreditar nos dramas do eu inferior. Libertar-se significa soltar o pensamento que insiste em dizer que você é isso ou aquilo. Esse pensamento que cria adjetivos, rótulos e histórias a respeito de tudo. Enquanto não solta o pensamento, você continua encantado com o drama, por mais falso que ele seja."

13/04/2018

"O observador interno muitas vezes se encanta com aquilo que está observando. Ele é sequestrado pelo pensamento. Quando isso acontece, o mundo se torna limitado, pois sua mente se limita a esse pensamento. Mas, através da prática constante, você vai voltando cada vez mais rápido do encantamento. Você solta o pensamento e volta para o momento presente."

14/04/2018

"No momento presente não há sofrimento. O seu trabalho, (trabalho do observador interno) é sustentar essa presença enquanto se relaciona com o mundo e com o outro. Estar presente mesmo quando o outro não está presente. Em outras palavras, o seu trabalho é resistir ao poder gravitacional dos condicionamentos. É não cair nas armadilhas da natureza inferior. E, se cair, levante e siga em frente porque culpar-se por ter caído é outra armadilha do eu inferior."

15/04/2018

"Caiu? Levante e siga em frente. Porque, ao culpar-se por ter caído, fica preso ao passado. O passado, assim como o futuro, têm portas abertas para o sofrimento. Essas portas só se fecham no presente. Essa é a essência do yoga: sustentar a presença no aqui-agora."

17/04/2018

"A ideia da vítima e a ideia de que temos inimigos são grandes distrações da nossa jornada. Isso nos tira da presença e rouba o que temos de mais valioso: o tempo. Nessa vida, quando menos se espera, o tempo acaba. E se desperdiçamos nosso tempo brigando, acusando e acreditando que existem razões para se vingar, perdemos a chance de despertar, que é o mais precioso presente que a vida nos oferece."

18/04/2018
"Eu trabalho para ressignificar o conceito de iluminação espiritual. Porque muitas pessoas se perdem na busca pela iluminação e acabam se tornando egoístas. Iluminação é tornar-se amigo do seu irmão, não importa quem ele seja, nem o que ele tenha feito ou faça. Essa deve ser a sua meta. Quando se torna verdadeiramente amigo do outro, principalmente daquele que você um dia considerou inimigo, você se ilumina. A amizade é uma dimensão do amor e a iluminação é uma consequência do amor."



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...