30 outubro 2014

MOVIMENTO DE LUZ

Ilustração: Gisele Caldas

Ilustração: Gisele Caldas




Depressão é uma doença bastante séria e merece ser tratada como tal. Se você suspeita de estar com depressão, peço com muita ênfase que procure ajuda médica, imediatamente. Há muitas instituições que oferecem tratamento gratuito e eficaz.
Dito isto… Vamos ao reconhecimento das ‘causas’ do estado depressivo. Por que é importante detectá-las?  Porque ao contrário do muitos imaginam, há consenso entre os estudiosos de que não é necessário haver uma origem específica, e este é o perigo. E se não identificamos a tal razão para estarmos deprimidos, tendemos a protelar medidas de emergência para nos recuperarmos, achando que é pura frescura. E então, a situação que já era complicada, se torna um emaranhado quase impossível de se desvencilhar.
Algumas pesquisas demonstram inclinações genéticas à depressão. Outros o impacto do meio e das experiências traumatizantes – que podem inclusive, paradoxalmente, serem classificadas como felizes: o nascimento de um bebê, um noivado, uma viagem há muito planejada, a descoberta de uma habilidade ou dom.
A depressão pode ser sentida como uma morte em vida. Mas, os graus de mergulho neste estado dilacerante são tão variados e graduais quanto a escala detalhada de cores. Outro equívoco é dimensionar e comparar estas nuances – cada individualização é única, aquilo que para algumas é facilmente transponível, para outras é verdadeiramente um obstáculo aterrador.
Podem surgir sintomas claros e dramáticos, ou mascarados e insidiosos. O ponto de obstrução severa no fluxo de energia induz a acreditar que houve uma desconexão com a Fonte. Aqueles que já a experimentaram a sentem também como um vazio indescritível e gigante, opressor.
O Codex nos revela que o oposto de Amor é o medo. No Amor, as vibrações são altas, como ondas que se propagam em grandes e contínuos arcos, alta frequência. A vibração do medo é baixíssima, marcada por estagnação, por peso e pressão… Não há leveza na criação e produção psíquica – marcada pela rigidez e tensão. Depressão… Dê pressão… Detensão… Dê tensão…
O Amor que é a força motriz de toda a vida… tem no medo a ausência ilusória desta. Uma pirâmide de emoções me intrigou uma vez, com a afirmação de que é melhor sentir raiva do que tristeza. A raiva incita ao movimento, ainda que deva ser retransmutado, sublimado e canalizado, por isto faz sentido esta observação.
Na depressão, a tristeza é tão imensa que dificilmente há movimento. E e se há algum, lamentavelmente, nos quadros mais críticos, nasce desta dor e em geral, é na direção de extinguir toda e qualquer ação, que represente movimento – o suicídio, seu gesto mais desesperado. A ausência de Amor por si mesmo.
Simbolicamente, o órgão humano mais atrelado a amar é o coração, e ele pulsa sem cessar, denotando a premissa de que apenas em constante e comprometido trabalho, somos capazes de gerar um fluxo que sustente a Vida – nos seus mais amplos contextos.
ALÉM DE buscar tratamento médico com urgência, há medidas que se tomadas em CONJUNTO podem acelerar a correção deste estado:
  • práticas descritas pelos nossos Irmãos:  Exercício do Espaço do Coração, Alinhamento Energético, estudo do Codex.
  • tudo que gere movimento e o conecte com doçura ao próprio planeta – tomar bastante água, dança, massagem terapêutica, alimentação, pés descalços na terra, contato com a Natureza mais presente.
  • tudo que o leve harmoniosamente na direção do ‘outro’, pode ser difícil imaginar-se ajudando alguém estando em tal situação, mas algumas tarefas, como distribuir alimentos e roupas por exemplo, com a orientação de uma instituição voltada ao trabalho voluntário, pode colaborar com a saída da depressão, uma vez que o conecta ao outro, num nível solidário – e redimensiona a capacidade de percepção mais acentuada da conexão com a própria Fonte. “Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, aí estarei presente” – disse um generoso e sábio Mestre.
Que não haja dúvidas, mesmo em meio ao maior desafio – de que TODOS temos muitos Amigos ao nosso lado sim, nesta e noutras dimensões das quais vivemos apenas alguns raros vislumbres. Estes Anjos emitem sempre aos nossos corações vibrações de profundo carinho, disponibilidade e respeito – sinta o pulsar do seu – é uma lembrança e evidência de que há muito Amor em movimento dentro de você.
Você É LUZ.
Cláudia Sampaio  /  Movimento Era de Cristal


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...