11 novembro 2018

PODE A MENTE ESVAZIAR-SE DO PASSADO?



Pode a mente esvaziar-se do passado e atingir aquela área de si mesma ainda não tocada pelo pensamento?

Vejam, até agora só operamos dentro das áreas do pensamento, como o conhecimento. 

Existirá alguma outra parte, alguma outra área da mente, que inclui o cérebro, que não se encontre tocada pela luta, pela dor, pela ansiedade, pelo medo humanos, e por toda a violência, por tudo quanto o homem produzir através do pensamento? 

Meditar significa encontrar essa área. Isso implica não só descobrir se o pensamento pode cessar, mas também se o pensamento pode agir, quando necessário, no campo do conhecimento. 

O conhecimento nos é indispensável; sem ele não poderíamos  funcionar, não poderíamos falar, não poderíamos escrever, etc. O conhecimento  é necessário para podermos funcionar, mas esse funcionamento se torna neurótico quando o status adquire muita importância: é o surgimento do pensamento como "eu", como status. 

O conhecimento, portanto, é necessário e, no entanto, meditar significa encontrar, ou atingir, ou observar uma área na qual não exista movimento do pensamento. 

Podem esses dois movimentos viver juntos, em harmonia, no dia a dia? 

Este é o problema; não o respirar, não o sentar-se corretamente, não a repetição de mantras, ou pagar cem dólares para aprender algumas palavras feias e insignificantes, e repetir isso até você acreditar que está no céu — isto é uma tolice transcendental!


Krishnamurti 

(Sobre a mente e o pensamento - Saanen, 28 de julho de 1974)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...