22 fevereiro 2012

CONVERSANDO COM DEUS ( CONT. ....)

                                                   Imagem: Fonte original não identificada





(continuação....)

Essa poderia ser a pergunta mais interessante do livro. Para a maioria dos seres humanos, o método usual de criação é um processo de três passos que envolve pensamentos, palavras e atos.
Primeiro vem o pensamento; a ideia formativa; o conceito inicial. Depois vem a palavra. Quase todos os pensamentos se transformam em palavras, que frequentemente são escritas ou ditas. Isso dá mais energia ao pensamento, empurrando-o para o mundo, onde pode ser notado por outras pessoas.
Finalmente, em alguns casos as palavras são postas em ação, e você tem o que chama de um resultado; uma manifestação no mundo físico do que começou com um pensamento.
Tudo ao seu redor no mundo criado pelo homem surgiu assim – ou por meio de uma variação disso. Todos os três centros de criação foram usados.
Mas agora surge a pergunta: como mudar um Pensamento Responsável   ( ideia arraigada )?  Essa é uma ótima pergunta. E também muito importante. Porque se os seres humanos não mudarem alguns de seus Pensamentos Responsáveis, a humanidade poderá condenar-se à extinção.
O modo mais rápido de mudar um Pensamento Responsável, ou uma ideia arraigada, é inverter o processo pensamentos-palavras-atos.

Explique isso.

Realize o ato que quer para dar origem ao novo pensamento. Depois diga as palavras que quer para dar origem ao novo pensamento. Faça isso até treinar a mente para pensar de um novo modo.

Treinar a mente? O Senhor se refere a  controle mental? Isso não é apenas manipulação mental?

Você tem ideia de como a sua mente começou a pensar como agora pensa?  Não sabe que o seu mundo a manipulou para pensar assim? Não seria melhor você, e não o mundo, manipulá-la? Não seria melhor para você ter os pensamentos que quiser, em vez dos alheios?   Não está melhor armado com pensamentos criativos, em vez de reativos?
Não obstante, a sua mente está cheia de pensamentos reativos – que se originam de experiências de outras pessoas. Muitos poucos de seus pensamentos surgem de dados ou preferências que se originam de suas experiências.
A sua própria ideia arraigada a respeito do dinheiro é um ótimo exemplo. Sua ideia de que o dinheiro é mau vai diretamente de encontro à sua experiência de que é ótimo tê-lo. Então você mente para si mesmo sobre  a sua experiência para justificá-la.
Essa ideia está tão arraigada que nunca lhe ocorre que pode ser errada.
Agora o que temos de fazer é reunir alguns dados que se originam de suas próprias experiências. E é assim que fazemos  com que uma ideia arraigada seja sua, não de outra pessoa.
A propósito, você tem mais uma ideia arraigada em relação ao dinheiro, que Eu ainda tenho de mencionar.

Qual é?

Que o dinheiro não é suficiente. De fato, você tem essa ideia em relação a tudo. O dinheiro, o tempo, o amor, a comida, a água, a compaixão no mundo ... não são suficientes. Tudo que é bom, simplesmente não é suficiente.
Essa ideia de “insuficiência” cria e recria o mundo como você o vê.

Está bem, então eu tenho de mudar duas ideias arraigadas – dois Pensamentos Responsáveis –- em relação ao dinheiro. 

Ah, pelo menos dois. Provavelmente muito mais. Vamos ver... o dinheiro é mau...insuficiente... não deve ser recebido em troca da realização do trabalho de Deus ( esse tem um grande peso para você)... nunca é dado de graça... não dá em árvores ( quando na verdade dá)...corrompe.

Vejo que eu tenho muito trabalho a fazer.

Sim, se não está satisfeito com a sua situação financeira atual. Por outro lado, é importante compreender que não está satisfeito com a situação financeira atual porque não está satisfeito com a sua situação financeira atual.

Às vezes é difícil entender o Senhor.

Às vezes é difícil fazê-lo entender.

Eu realmente quero o que você realmente quer – nada mais nada menos do que isso. Não percebe que essa é a Minha maior dádiva para você?  Se eu quisesse para você algo diferente do que você quer, e chegasse ao ponto de fazer com que o tivesse, onde ficaria o seu livre-arbítrio? Como você poderia ser criativo se Eu ficasse lhe dizendo o que deveria ser, fazer e ter? Minha alegria está em sua liberdade, não em sua submissão.
Você é o que pensa que é. É um círculo vicioso quando o pensamento é negativo. Tem de encontrar um modo de romper o círculo. Grande parte da sua experiência atual se baseia em seu pensamento anterior. O pensamento leva à experiência, que leva ao pensamento, que leva à experiência. Isso pode produzir alegria constante quando o Pensamento Responsável é alegre. Pode produzir – e produz – um inferno constante quando é negativo.
O truque é mudar o Pensamento Responsável.  O primeiro passo é reverter o paradigma pensamentos-palavras-atos. Você se lembra do velho ditado: “Pense antes de agir?”

Sim.

Bem, esqueça-o. Se quiser mudar uma ideia arraigada, terá de AGIR  antes de pensar.
Por exemplo: você está descendo a rua e se depara com uma mulher idosa que pede esmolas. Percebe que é uma mendiga e que vive com dificuldade. Imediatamente se dá conta de que, embora tenha pouco dinheiro, certamente tem o suficiente para dividir com ela. Seu primeiro impulso é dar-lhe um pouco. Há uma parte de você que está pronta para procurar em seu bolso algumas notas—de um, ou até mesmo cinco. Torne isso um grande momento para a mulher. Leve alegria para ela. Então vem o pensamento: Você está maluco? Nós só temos sete para passar o dia! E você quer dar-lhe cinco? Então você começa a procurar no bolso uma nota de um.  E no final das contas, enquanto pensa o que fazer, já passou pela mulher,  fica sem graça e vai embora sem que ela receba moeda alguma.  Você também não. Em vez da alegria proporcionada pela consciência da própria riqueza e do prazer de partilhar, você agora se sente tão pobre quanto a mulher.
Por que não lhe deu a nota? Esse foi o seu primeiro impulso, mas o seu pensamento o deteve.
Da próxima vez, decida agir antes de pensar. Dê o dinheiro. Vá em frente! Você o tem, e há mais no local de onde veio ( da Fonte Universal ). Esse é o único pensamento que o separa da mendiga. Você sabe que há mais no local de onde veio, e ela não.
Quando você quiser mudar uma ideia arraigada, aja de acordo com a nova ideia que tem. Mas deve agir rápido, ou sua mente a matará antes que você a conheça. Quero dizer literalmente. A ideia, a nova verdade, estará morta em você antes que tenha uma chance de conhecê-la.
Então aja rápido quando surgir a oportunidade, e se o fizer com bastante frequência, sua mente logo assimilará a ideia, que será o seu novo pensamento.

Ah, estou começando a entender! É isso que significa o Movimento do Novo Pensamento?

Se não é, deveria ser.  O novo pensamento é a sua única chance, a sua única oportunidade real de evoluir, crescer, tornar-se Quem Realmente É.
Neste momento a sua mente está cheia de velhos pensamentos. Não só seus, como principalmente de outras pessoas. Agora é hora de mudar de ideia em relação a algumas coisas. Isso é evolução.


(Trecho extraído do Livro "Conversando com Deus I " )
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...